Álbum duplo resgata turnês de La Revancha del Tango e Lunático.
Em 1997, o francês Philippe Cohen Solal e o suíço Christoph H. Muller formaram o duo de música eletrônica The Boyz from Brazil, dando vazão à paixão comum pela música latina e a vontade de alargar as possibilidades da eletrônica- Muller é considerado um dos arquitetos do viés techno na Europa.
Em 1999, juntamente com o argentino Eduardo Makaroff, formam o Gotan Project, fundindo então suas experimentações eletrônicas com o tango. Gotan é um anagrama da palavra tango- o nome do trio homenageia a compilação “Tango Project” (1982), que trouxe de volta ao mapa nomes como o de Carlos Gardel, e do letrista brasileiro Alfredo Le Pera, ao ter suas músicas figurando em trilhas sonoras de filmes como “Perfume de mulher” e “True lies” (numa cena de dança com Schwarzenegger, daquelas constrangedoras que só Hollywood pode oferecer).
Efeito semelhante a este, causou o primeiro álbum do projeto, La Revancha del Tango, de 2001- que teve suas músicas em trilhas de filmes, documentários, seriados de tv e comerciais- colocando novamente o tango em evidência e favorecendo o surgimento de novas bandas de “tango eletrônico” como a argentina Bajofondo.
O álbum possui dez faixas, dentre elas um cover de Piazzola (“Vuelvo al Sur”) um de Frank Zappa (“Chunga’s Revenge”) e a belíssima “Last Tango in Paris” de Gato Barbieri.
Em 2006 sai Lunático, segundo álbum de músicas inéditas; terceiro do projeto; consolidando o grupo mundialmente. O álbum conta com a colaboração da banda Calexico e entre as doze canções além da faixa título- homenagem a Carlos Gardel- destaca-se o cover da canção de Ry Cooder; “Paris, Texas” e a movimentada “Mi Confésion”.
Gotan Project Live é um álbum duplo que traz o registro das turnês mundiais destes dois discos. Um produto interessante principalmente aos que ainda não conhecem o grupo, já que as versões ao vivo diferem pouco das originais e são inferiores às versões de estúdio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário