segunda-feira, 24 de agosto de 2009

On the road.

Versão original do clássico beat é finalmente publicada.



Nos Estados Unidos pós Segunda Guerra Mundial, três artistas forjavam o cerne de uma nova contracultura baseada em espontaneidade e instinto- Jackson Pollock com suas pinceladas furiosas, Charlie Parker com os vertiginosos movimentos em espiral de seu sax e Jack Kerouac com sua escrita frenética.
Reza a lenda, difundida pelo próprio escritor, que as 125.000 palavras que compõem “On The Road” foram escritas entre 2 e 22 de abril de 1951. Kerouac teria ficado este período sob o uso constante de benzedrina, com seu rádio sintonizado em uma estação de bop, datilografando febrilmente sua obra-prima em um rolo de papel de 36 metros de comprimento inserido na máquina de escrever- “sem qualquer divisão de parágrafos, deixando que o papel se desenrolasse pelo chão, como uma estrada”.
Apesar da velocidade do autor, foram necessários seis anos de edição e muitas revisões para que o clássico gerado em três semanas fosse finalmente publicado. Agora, mais de 50 anos após sua feitura, é a vez do lendário rolo original, acompanhado de mais quatro ensaios sobre a obra nesta caprichada edição.

*[publicada na revista Rolling Stone de março de 2009]

Nenhum comentário: